As cintas, cabos de aço, correntes e acessórios são utilizados nos processos de amarração, elevação e movimentação de cargas. Antes de utiliza-los, é imprescindível a inspeção nestes equipamentos onde alguns pontos são de grande importância para a elevação segura em sua empresa:

  1. Respeitar a capacidade de carga dos elementos de sustentação e do equipamento a ser içado, obedecendo às especificações técnicas e recomendações do fabricante.
  2. Verificar se a carga está pronta para a movimentação.
  3. Identificar o ponto de equilíbrio (centro de gravidade) da carga.
  4. O gancho de elevação deve ser encaixado perpendicularmente sobre o centro de gravidade da carga;
  5. Assegurar o posicionamento correto da cinta na carga.
  6. A movimentação deve ser suave, evitando movimentos bruscos.
  7. Inspeção de danos no corpo e nos olhais
  8. Etiqueta de identificação do equipamento
  9. Cortes ocasionados por cantos vivos
  10. Proteções complementares
  11. Encaixes e acessórios

Relatório de inspeção:

A implementação de um plano de inspeção de cintas de içamento é uma ferramenta importante para a redução de riscos e aumento da produtividade e segurança da empresa.  A RBA utiliza tecnologia de ponta para a realização das inspeções, através de tablets alimentamos diretamente as informações coletadas dos equipamentos inspecionados, adicionamos fotos e observações do inspetor e, ao final, o relatório estará praticamente pronto e será disponibilizado ao contratante.

É altamente recomendada a contratação de uma empresa especializada para auxiliar no planejamento, elaboração e implantação de métodos de inspeção de cintas de içamento, assim como no treinamento dos colaboradores envolvidos no processo.

Nós da RBA, desempenhamos estes serviços há mais de dez anos em todo o território nacional. Contamos com uma equipe preparada e experiente e estamos prontos para assessorar a sua empresa nestas importantes tarefas.